Apoie a Restauração Inclusiva do Cerrado
Em resposta às crescentes ameaças ao Cerrado, a Araticum surgiu em 2020 com o ambicioso objetivo de promover a restauração de 2 milhões de hectares do bioma até 2030, como contribuição do Cerrado aos compromissos brasileiros com impacto local e global.
Nosso movimento reúne diversos atores em enfrentamento aos complexos desafios da restauração do Cerrado. Reconhecemos que a restauração é parte de um conjunto de soluções para lidar com a degradação da terra, desmatamento e mudanças climáticas. Por isso, trabalhamos para incentivar práticas de manejo sustentável e destacar as contribuições vitais dos ecossistemas nativos para a sociobiodiversidade, a regulação hídrica e o estoque e sequestro de carbono.
E acima de tudo, atuamos em parceria com os Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares que habitam o Cerrado, integrando conhecimento tradicionais e inovação local à ciência formal para desenhar e implantar práticas de restauração apropriadas para esse bioma único.
Unindo propósitos
Ter um movimento de restauração como a Araticum como espaço de articulação e integração destes atores da cadeia da restauração promove a conexão e a troca de experiências, aumentando a capacidade das organizações de base, a geração de conhecimento, e a incidência em políticas públicas voltadas para a conservação e restauração do bioma.
Apoie a Araticum e seu impacto na restauração inclusiva do Cerrado. Vamos conversar sobre como nossa visão de transformação se conecta com seu propósito.
Envie um e-mail para rede.araticum@gmail.com, e, juntos, vamos transformar a realidade do bioma, seus habitantes e de todos nós.
Para saber mais sobre nossa atuação, acesse o Relatório Anual 2023.