Restauração Ecológica do Cerrado
O Cerrado tem a savana mais rica da Terra, com 12,5 mil espécies de plantas nativas, equivalente à riqueza encontrada na Amazônia brasileira, com sete espécies de arbustos e ervas para cada espécie de árvore. Formações savânicas e campestres representam 74% da vegetação original do bioma. O Cerrado é o berço das águas do país, abrigando as nascentes de oito das 12 bacias hidrográficas brasileiras, e vegetações campestres e savânicas são sua caixa d’água. E por fim, mas não menos importante, o Cerrado é um lar de culturas tradicionais e de agricultura em todo o seu espectro.
Restaurar o Cerrado, suas diferentes fisionomias e suas espécies nativas, contribui para a disponibilidade e qualidade da água, biodiversidade e estoque de carbono. A restauração é um vetor de desenvolvimento sustentável, gerando trabalho, renda e dignidade a milhares de pessoas. Ela fortalece as cadeias da sociobiodiversidade, com plantios consorciados de espécies nativas (como baru, pequi, mangaba e macaúba, entre outros), e é necessária para a regularização ambiental de propriedades rurais.
O Cerrado, com seu clima, seus tipos de vegetação e sua sociedade diversos e peculiares, demanda estratégias de restauração apropriadas. Hoje, organizações membro da Araticum estão implementando projetos de restauração em diversas áreas prioritárias, como corredores de biodiversidade, unidades de conservação, territórios de povos e comunidades tradicionais, assentamentos da reforma agrária e propriedades privadas no Brasil, para servir como modelos e unidades demonstrativas, estimulando a expansão de ações de restauração em larga escala no Cerrado.
Embasamento científico, conhecimento tradicional e inovação local
A Araticum, através de seus grupos de trabalho, está reunindo informações relevantes sobre a restauração do Cerrado e sistematizando conteúdo técnico, de forma clara e acessível.
Em breve, você encontrará em nosso site fontes confiáveis de informação sobre a restauração do Cerrado, como artigos científicos, notícias, estudos de caso, e dados sobre diferentes aspectos da restauração (metodologias, espécies utilizadas, resultados de projetos, etc.).
Assine nosso boletim informativo para receber avisos em primeira mão da publicação deste conteúdo.