Alba Cordeiro, coordenadora da Araticum e sócia da Semeia Cerrado, representou a Articulação no Congresso Goiano de Mudanças Climáticas, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD-GO), realizado na PUC Goiás entre os dias 8 e 10 de setembro.
A coordenadora contribuiu em dois momentos importantes do evento, compartilhando o conhecimento e a visão da Araticum com o público e autoridades presentes:
- No dia 9 de setembro, das 16h às 18h, ministrando a oficina “Restauração do Cerrado”. A oficina ofereceu um espaço de aprendizado e troca sobre as melhores práticas e desafios da restauração do Cerrado, com foco na sua relevância para a adaptação e resiliência climática.
- No dia 10 de setembro, das 8h30 às 10h30, participando do Painel “Experiências de Restauração do Cerrado”: Alba participou do painel de encerramento ao lado de outras importantes referências na área, o Professor Manuel Eduardo Ferreira (Lapig/UFG) e Ary Soares dos Santos (IBAMA). O debate explorou diversas abordagens e casos de sucesso na restauração.
Sua participação reforçou a importância da restauração ecológica como estratégia fundamental para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas no bioma, e a presença da Araticum no Congresso Goiano de Mudanças Climáticas reforça o papel da rede como uma voz ativa e técnica na promoção de um Cerrado conservado e restaurado.