A Araticum e os coletivos de restauração participaram do lançamento do Observatório da Restauração e Reflorestamento 2.0.
O evento, realizado na sede do WWF-Brasil, contou com representantes da Araticum, da Aliança pela Restauração da Amazônia, do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, do Pacto pela Restauração do Pantanal, da RECCA e da Rede Sul. O novo Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR) traz uma atualização do mapeamento de onde estão acontecendo os projetos de restauração no país.
Hoje, a plataforma mostra que há cerca de 150 mil hectares em restauração, especialmente na Mata Atlântica, no Cerrado e na Amazônia. Lançado em 2021 pela Coalizão Brasil, em parceria com outras organizações, o Observatório permite ver onde estão acontecendo iniciativas de restauração e reflorestamento. A plataforma funciona de forma colaborativa e conta com o envio de informações de diferentes iniciativas, incluindo a Plataforma Araticum e dos coletivos biomáticos que atuam diretamente com a atividade de restauração.
Nas fotos, estão os participantes das duas mesas que ocorreram pela manhã, que podem ser reassistidas no YouTube da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, com membros do MMA, Ibama, IPAM, Mapbiomas, WRI e WWF-Brasil.
À tarde, o ORR promoveu uma oficina com os coletivos, onde debatemos os próximos passos de nossa articulação mirando os próximos milhares de hectares a reportar e como uma plataforma de monitoramento pode alavancar nossos esforços pela restauração dos biomas.
Acesse o ORR: observatoriodarestauracao.org.br