Temos o prazer de anunciar o lançamento do nosso novo Planejamento Estratégico Araticum (PE) e a Teoria da Mudança (TdM) atualizada para o triênio 2026-2028, que irão guiar a atuação da Araticum e seus grupos de trabalho e forças-tarefa. Este é o resultado de um processo intenso e profundamente colaborativo realizado entre maio e setembro, garantindo que o plano reflita a visão e as necessidades de toda a rede.
O processo de avaliação do PE 2022-2025 e facilitação do PE 2026-2028 foi conduzido pela consultoria OIKA Socioambiental, com o apoio essencial do iCS – Instituto Clima e Sociedade. O trabalho incluiu:
- Sessões com coordenação, conselho e lideranças de GTs.
- Entrevistas com partes interessadas.
- Oficina de avaliação do Planejamento 2022-2025 com membros e GTs.
- Oficinas presenciais e virtuais de aprofundamento do Planejamento 2026-2028.
- Apresentação final para os membros.
A Visão e os Eixos de Atuação de 2026 a 2028
A Teoria da Mudança revisitada nos impulsiona em direção à visão de:
“O Cerrado conservado e restaurado, contribuindo para a justiça climática, a promoção da sociobiodiversidade, e a manutenção da água nos territórios e do clima no planeta.“
O Plano está organizado em três Eixos de Atuação principais:
- Produção e Disseminação de Conhecimento: Focado em dados, pesquisas e informações estratégicas.
- Inclusão e Fortalecimento das Organizações: Voltado para aprimorar a governança e as condições habilitantes das organizações de base comunitária.
- Articulação e Incidência: Para ampliar a representação política e garantir financiamento para a restauração.
🔗 Convidamos toda a rede e parceiros a conhecerem a fundo este plano. Acesse a Teoria da Mudança e associe-se à Araticum para fazer parte desta jornada de transformação. Juntos, continuaremos a transformar a paisagem e o futuro do Cerrado.