Entre 10 e 15 de setembro, a Araticum realizou uma semana completa em celebração ao Dia do Cerrado! Nos unimos à grande mobilização do XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado e no XXV Encontro Cultural da Chapada em uma agenda intensa com nossos membros e parceiros.
🌾 No dia do Cerrado (11/09), foi dia de Café com Sistemas Agrocerratenses (SACE), no PA Oziel Alves III.
Conduzidos por Paula Lima (@centraldocerrado), Vinícius Lima (@aprospera_agroecologia e @cora_coletores) e Viviane Evangelista (@ifbrasilia), coletores e coletoras de 12 redes participaram da formação e troca de experiências sobre o SACE como alternativa de produção sustentável e de fortalecimento da restauração ecológica.
🫘 Na sexta (12/09) realizamos a Oficina de Estratégias de Comercialização. Aline Ferragutti (@redarioderedesdesementes), @laianekorte (Brotar Socioambiental) e Alexandre Lage (@centraldocerrado) reuniram coletores e coletoras em um espaço de formação e diálogo sobre caminhos para fortalecer a comercialização de sementes nativas, parte essencial da cadeia da restauração ecológica inclusiva.
🌿 Já no sábado (13/09) e na segunda (15/09), apresentamos o painel “Desafios e Oportunidades da Restauração Inclusiva no Cerrado” respectivamente no XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado e no XXV Encontro Cultural da Chapada.
Com a participação de lideranças das organizações de restauração do território – Fabricia Costa (@coocrearp_restauradoresrds ), Valdomiro “Buda” Brito (@cooperuacu ), Nélida Terena, dos MIRE – Mobilizadores Indígenas da Restauração Ecológica, e Cintia Carvalho (@cerradodepe ) – e de Vivian Faria, representando o MMA, Daniel Vieira (EMBRAPA), Carolina Marcial (WWF-Brasil), Jimena Stringuetti (RSC) e Yasmin Tavares (Araticum) conduziram diálogos sobre os caminhos da restauração inclusiva no Cerrado.
Confira como foram os eventos na galeria:

















