Entre 10 e 13 de junho, realizamos a 1ª Oficina presencial do projeto apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) na Aldeia Multiétnica (Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso / GO), em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado (RSC).
Contando com a valiosa participação de Barbara Pacheco, da Verdenovo, e Alexandre Sampaio, do ICMBio, como palestrantes, realizamos um curso teórico e prático focado na restauração ecológica do Cerrado, com atenção especial às comunidades tradicionais e rurais. Essa formação proporcionou um ambiente único para reunir e trocar conhecimentos entre as comunidades e lideranças da restauração, promovendo um profundo processo de escuta, partilha e conexão com os saberes inerentes ao Cerrado.
Durante o curso, realizamos dinâmicas de apresentação e alinhamento de conceitos técnicos, populares e tradicionais acerca da restauração ecológica, entendemos os desafios dos territórios e refletimos juntos sobre os fatores de degradação e limitantes da regeneração natural.
A capacitação foi promovida no âmbito dos projetos “Tecendo Redes e Restaurando Cerrado” (com apoio do Fundo Ecos/ISPN) e “Sementes do Cerrado” (com apoio da Iniciativa Floresta Viva/FUNBIO), em parceria com a ARATICUM (via projeto iCS) e apoio da HEKS/EPER.
Fotos: Luana Santa Brígida














