Guia de Semeadura Direta para restauração de florestas e cerrados

A Iniciativa Caminhos da Semente é uma rede de pessoas e organizações com objetivo de dar escala à restauração ecológica no Brasil com foco no método de semeadura direta. Para que o método possa expandir sua aplicação, o “Guia de semeadura direta para restauração de florestas e cerrados” apresenta o
passa-a-passo de como planejar e executar restauração com sementes, além de referências de custos e de conteúdos mais detalhados para consulta.
Guia de plantas do Cerrado para recomposição da vegetação nativa

A publicação Guia de plantas do Cerrado para a recomposição da vegetação nativa constitui importante fonte de referência e de leitura para especialistas e para o público interessado em conhecer as espécies vegetais das diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, com informações importantes sobre como produzir mudas e sementes para seu cultivo. A publicação é oportuna diante da implementação dos Programas Estaduais de Regularização Ambiental previstos na Lei de Proteção da Vegetação Nativa, conhecida como novo ?Código Florestal?, e dos incentivos do Plano ABC+ para sistemas integrados de produção, especialmente dos sistemas agroflorestais e silvipastoris. A obra contém inúmeras ilustrações, entre fotografias e aquarelas, e informações detalhadas para centenas de espécies de árvores, palmeiras, arbustos e ervas nativas. Para cada espécie são disponibilizados sua identificação com os nomes populares e científico, a distribuição geográfica nos estados brasileiros, as fitofisionomias de ocorrência, a época para coleta de sementes e aspectos fundamentais para sua propagação, cultivo e recomposição da vegetação nativa no bioma Cerrado. Nesse sentido, essa publicação será de grande contribuição técnica e científica para atender à legislação ambiental dos estados localizados no Cerrado e também para o conhecimento da sua rica biodiversidade, conhecimento fundamental para o desenvolvimento sustentável das paisagens rurais nesse bioma. O conhecimento aqui disponibilizado com essas espécies nativas do Cerrado, área que abrange mais de 2 milhões de quilômetros quadrados no Brasil, contribuirá não apenas para a conservação da biodiversidade, uso sustentável e cumprimento da legislação, mas também para ampliar a cadeia da restauração, com possibilidade de geração de empregos e renda com a recomposição dos ecossistemas naturais.
Tutorial Plataforma Araticum de Mapeamento da Restauração do Cerrado

Guia do Financiador – Recomendações para a Restauração Ecológica do Cerrado

Funder’s Guide – versão em inglês do Guia do Financiador da Restauração Ecológica do Cerrado

Restauração em Escala no Brasil: Fatores Essenciais para a sua Promoção. CPI, Março 2024.

“Recomendações para a conservação dos insetos polinizadores na restauração do Cerrado”. ICMBIO, 2024.
