Mais uma ação de advocacy da Araticum aconteceu na terça, 18, em uma audiência da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Senado Federal.
Laura Antoniazzi, pesquisadora sênior da Agroicone e coordenadora da @rede.araticum , e Felipe Ribeiro, pesquisador da EMBRAPA e membro de nosso Conselho Consultivo, fizeram parte das mesas de debate presididas pelo deputado Nilson Tatto (PT/SP) e em companhia de diversos especialistas, trazendo luz aos desafios e possibilidades no avanço da implementação do Código Florestal.
O evento idealizado pelo Observatório do Código Florestal (OCF) com apoio da Frente Parlamentar Mista Ambientalista (Fpamb) reuniu gestores governamentais, representantes da sociedade civil organizada, da indústria e do agronegócio a fim de debater status, desafios e oportunidades da legislação que completou doze anos de aprovação em maio.
“A despeito do processo emperrado nos Estados, é possível fazer os projetos de restauração no chão. A mobilização do @observatorioflorestal com a comissão mista de mudanças climáticas liderada pelo dep. Nilto Tatto foi muito proveitosa. Representantes do agro mostraram vontade por avançar, organizações ambientalistas apontaram os desafios, Embrapa trouxe soluções, governo federal e estadual se manifestaram. Diálogo sempre ajuda para agenda avançar e sociedade está querendo”, disse Laura Antoniazzi após a sessão.
Os desafios abordados pelos diferentes setores na audiência se concentraram nos dois principais instrumentos inaugurados pela lei aprovada: o Cadastro Ambiental Rural (CAR), inscrição eletrônica que permite a identificação do passivo ambiental, e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), mecanismo que visa a implementação dos projetos para recuperação da vegetação nativa desmatada na área rural do país.
A sessão completa pode ser assistida no canal da TV Senado no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=IjHIdNn4Am8 – a mesa com nossa participação começa em 1h39min.
#advocacyCerrado #Araticum #Cerrado #CerradoVive #restauracaoinclusiva #povosdocerrado #povosindigenas #comunidadestradicionais #cerradoempe #meioambiente #restauração #GeracaoRestauracao #GenerationRestoration