Notícias

GLFx Alto do Rio Pardo 2025-02-20

COOCREARP é novo capítulo da rede GLF

🌱A trajetória da Cooperativa Cocrearp @coocrearp_restauradoresrds , membros da coordenação da Araticum, demonstra como o apoio à restauração dos ecossistemas pode e deve fortalece iniciativas lideradas por comunidades locais.

💪🏽🌍A @coocrearp_restauradoresrds está entre as treze iniciativas comunitárias de restauração de ecossistemas que se juntaram à rede GLFx de capítulos do Fórum Global de Paisagens (GLF) em 2025. Lideradas principalmente por jovens e mulheres, estas organizações estão a avançar projectos no Brasil, Bolívia, Chade, Colômbia, Equador, Índia, Indonésia, Madagáscar, Nigéria, Filipinas, Tanzânia e Vietnã.

A GLFx é uma rede global de organizações locais que restauram paisagens e defendem mudanças políticas em favor da natureza e das pessoas. Esta rede conecta capítulos com parceiros estratégicos em todo o mundo. Além disso, a GLFx oferece acesso a oportunidades de aprendizado, visibilidade e financiamento para permitir que as comunidades reforcem ainda mais suas atividades de gestão, governança e restauração de paisagens.

A GLFx Alto Rio Pardo é hospedada pela organização liderada por agricultores Rede de Coletores Geraizeiros no norte de Minas Gerais, Brasil, uma região de florestas, pastagens e matagais dentro do hotspot de biodiversidade do Cerrado. O capítulo visa aumentar a resiliência socioeconômica e a sustentabilidade ambiental por meio da restauração de paisagens e solos. Eles se concentram na coleta e preservação de sementes nativas, segurança hídrica, econegócios e outros esforços de ação climática.

“Restaurar o Cerrado vai muito além de plantar árvores; é resgatar conexões perdidas entre as pessoas, a terra e suas histórias. Cada semente que plantamos representa não apenas o renascimento de um ecossistema, mas também a esperança de um futuro mais justo e sustentável para as comunidades e povos tradicionais que chamam nosso Cerrado de lar. Ao nos juntarmos à GLFx, podemos ampliar nosso impacto e fortalecer nossos esforços para restaurar e proteger o Cerrado, garantindo sua integridade ecológica e o bem-estar de suas comunidades para as gerações futuras”, disse Nondas Ferreira da Silva, coordenadora da GLFx Alto Rio Pardo.

#ComunidadesLocal #FinanciamentoDireto #Cerrado #JuventudeEClima

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e para coletar dados estatísticos. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.