Neste mês de setembro, incêndios destruíram redes elétricas, casas, áreas de plantio, áreas de vegetação nativa, e vários anos de labuta, construção de seonhos e memórias na região do Núcleo Rural Piripau, onde se localiza o Assentamento Oziel Alves III, a sede da APROSPERA – Associação dos Produtores do Alto Bartolomeu, e das Comunidades que Sustentam a Agricultura CSAs Pé na Terra e Flor de Lótus, em Brasília, na região Administrativa de Planaltina/DF
Foram destruídos sistemas agrocerratenses e agroflorestais, bombas de irrigação, viveiros de mudas, áreas de produção de baunilha nativa e áreas de produção e autoconsumo de alimentos das comunidades. Irene, agricultora camponesa e uma das fundadoras do Coletivo As do Cerrado, pela segunda vez perde sua moradia, e precisa de ajuda, bem como suas vizinhas, Netinha e Divina, entre outras 50 famílias! Quitéria, a Presidenta da Associação Aprospera, perdeu sua bomba de irrigação, canos , e não tem como regar seus plantios, e Fátima perdeu seu sistema agroflorestal em franca produção.
Precisamos do seu apoio para essas mulheres voltarem para as suas atividades e reconstruir a vida, os sonhos e , diminuindo as perdas de seus cultivos. Qualquer valor será importante para fortalecê-las a se reerguerem, e voltarmos a acreditar no amanhã.
PIX cel 61 999295058 Irene Carvalho da Silva
PIX cel 61 998236535 Divina Pereira da Silva
PIX CPF 87471183187 Maria Luzinete Santos dos Anjos (Netinha)
PIX cel 61 991324640 Quitéria María dos Santos
PIX email sospenaterra@gmail.com CSA Pé na Terra (Fátima)
PIX CNPJ 26.315.238/0001-08 APROSPERA
É URGENTE apoiarmos essas famílias em sua reconstrução, e também em prevenção. A restauração do Cerrado de forma agroecológica e o trabalho de extrativismo dos frutos no Cerrado são o caminho para a conservação do bioma para um futuro de crise climática e extremos inclusive secas sem precedentes.